SEM TRANSPARENCIA

CACOAL PARA DE PUBLICAR BOLETIM DIÁRIO COVID 19

INFORMAÇÕES GLOBAIS SOBRE COVID 19 EM CACOAL SÓ É OBTIDA ATRAVÉS DO SITE DO GOVERNO ESTADUAL

21/01/2021 11h42Atualizado há 5 meses
Por: REDAÇÃO

A página da Prefeitura Municipal de Cacoal na internet parou de produzir estatísticas diárias sobre a pandemia do Coronavirus.

Ao acessar o endereço eletrônico https://www.cacoal.ro.gov.br/  é possível visualizar um banner com link que informa a disponibilização de boletins diários, medidas de enfrentamento a pandemia e normativos municipais sobre o tema:

Todavia, ao clicar no link que promete fornecer estas informações, retorna uma página que apenas informa os telefones e endereço da Central contra o Coronavirus, sem que seja apresentado nenhum boletim ou informação estatística sobre a pandemia.

Em meados de 2020, com o crescimento vertiginoso dos casos de covid 19, e dos óbitos passando dos 120 mil, o Governo Federal também tentou suprimir a divulgação dos dados sobre a doença, mas foi rapidamente obrigado pelo poder judiciário a voltar a disponibilizar os dados estatísticos sobre a pandemia para a população em gerall.

No portal do Governo do Estado de Rondônia pode-se obter dados globais sobre a doença em todos os municípios do estado, e o ultimo boletim, da data de ontem, informa que em Cacoal foram registrados 151 novos casos de Covid 19 em apenas 24 hs ( entre 19 e 20 de janeiro).

Cacoal já confirmou 5.641  casos da doença e 77 já morreram de Covid 19 na cidade.

Em 2020, na primeira onda da doença, Rondônia colapsou sua rede de atendimento a saúde após 6 meses de pandemia. Neste ano, com a segunda onda, o colapso foi reconhecido por autoridades após decorridos apenas 15 dias do ano.

Apesar de Rondônia ter recebido 39 mil doses da vacina e ter feito distribuição aos municípios, este primeiro lote de vacinação destina-se apenas aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate a Covid 19 e não há previsão de que a população em geral seja vacinada antes de dois ou três meses.