VENENO DE SÓCRATES

CACOAL E RONDONIA E VENENO DE SÓCRATES - O QUE NINGUÉM TE CONTA ESTÁ AQUI

RIDENDO CASTIGAT MORES

29/01/2021 15h20Atualizado há 5 meses
Por: REDAÇÃO

A MELHOR LEGISLATURA DOS ÚLTIMOS TEMPOS DA ÚLTIMA SEMANA

O vereador Paulinho do cinema declarou à imprensa local que esta nova formação do legislativo é muito maravilhosa, já que até agora não ouviu ninguém dizer que tem vergonha dela.

Advirto ao vereador que os dados são sempre comparados a períodos pretéritos equivalentes.

Explico. É que em janeiro de 2017 ninguém dizia que tinha vergonha da câmara. Isto porque em menos de um mês de mandato tudo é comemoração, entusiasmo e deslumbramento.

O crepúsculo dos sonhos, as quimeras soterradas por infinitas traições ainda não se desvelaram. Caro Paulinho, os fígados estão de molho e logo a edilidade estará nadando em bílis. Não que eu deseje, mas é visível a vocação.

 

TJRO E ENERGISA – TUDA A VER

O TJRO está prestes a assinar um convênio com a Energisa. Segundo fontes não oficiais este acordo serve pra desestimular os processos movidos por consumidores contra a companhia energética. Segundo a Energisa isso mata três coelhos com uma cajadada só. Neutraliza as pesadas canetadas dos juízes de primeiro grau, garante uma jurisprudência favorável na segunda instância, e desencoraja os consumidores a litigar contra a empresa.

 

FÚRIA – O ÚLTIMO REI DE ESPANHA

Em 1917 o Rei Alfonso XIII de Espanha foi contagiado pelo vírus da gripe espanhola e quase passou dessa pra melhor, além de ter possibilitado que  muitos de seus súditos morressem da doença. Isto aconteceu porque nem ele, o Rei, nem o ministro do Estado (Assuntos Exteriores), Eduardo Dato, que foi visitá-lo doente, levantaram a voz em defesa do bom nome de Espanha face à “gripe espanhola, mesmo sabendo de sua existência e letalidade.

Uma das primeiras decisões que o prefeito Fúria tomou no combate a Covid 19 em Cacoal foi aumentar o número de aglomerações em velórios, de 20 para 50 pessoas, o limite de horas para cerimonias fúnebres, de 2 para 6 horas, e publicar um decreto que autorizava várias atividades potencialmente suscetíveis de causar aglomerações, ai incluída a realização de cultos, missas e reuniões religiosas.

Como pequeno príncipe que é, peitou o governador e disse que em seu planeta café não se aplicam as normas do Estado  e manteve o seu édito imperial vigente até que o Ministério Público deu o ultimato e ele amarelou.

O Resultado disso é que Cacoal lidera o ranking de novas contaminações por Covid 19 em Rondônia, registrando no último boletim epidemiológico 221 novos doentes, mais que o dobro de casos de Porto Velho, cidade 6 vezes maior, com 110 novos casos, contra 34 em Rolim de Moura, e 89 em Ji Paraná.

Do jeito que lá vai o nosso reizinho terá que decidir se mata o povo, mata o comercio ou mata ou dois.

 

DR. PAULO HENRIQUE – O SELFIE  MAN

Dr. Paulo Henrique, vereador eleito que esperava-se fosse dar ares de austeridade e gravidade aos trabalhos legislativos, contribuindo com seu conhecimento jurídico para um legislativo sério e diligente no que concerne aos aspectos  técnicos da rotina legiferante, tornou-se um Selfie-Show- Man.

Paulo Henrique não apareceu uma única vez nas redes sociais até agora para dar esclarecimentos sobre qualquer projeto de lei a ser apreciado pela casa do povo, não emitiu nenhum juízo de valor sobre qualquer proposta apresentada,  não obteve lugar na mesa diretora ou comando de nenhuma comissão importante, mas quanto a tirar Selfies, ele é imbatível.

O vereador que assina como simples  e humilde tira foto até do vento, desde que coloque a si mesmo na paisagem. Onde houver alguém realizando alguma coisa, lá está no nosso Edil Selfie Man, Paulo Henrique, a ilustrar a paisagem com seu entusiasmo e torcida para que o trabalho dos outros frutifique, quiçá  em alguns eleitores pra si.

Se alguém vai inaugurar alguma coisa, se há uma aglomeração de onde alguma deliberação poderá redundar na criação de algo, não importa o que, se vão vacinar uns velhinhos ou se um deputado liberou uma emenda pra comprar um novo pneu para um trator de associação rural, lá está o nosso vereador selfie man  para dar um apoio moral e midiático a qualquer iniciativa que fique bem na foto.

 

 PAULINHO DA CASCALHEIRA

 O presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, compreendendo que ao chefe do executivo não convém afrouxar as regras de distanciamento social, e admitindo que ele mesmo não colocaria a mão nessa cumbuca, teve uma ideia genial.

Organizar nas sombras, com ajuda dos subterrâneos poderes empresariais de Rolim de Moura, um nada espontâneo projeto de lei de iniciativa popular que determine ao prefeito que libere a abertura de todo o comercio local, como se não houvesse pandemia e nem riscos de alastramento da doença.

Suas intenções foram parcialmente reveladas e o chefe da edilidade rolimourense desapareceu das redes sociais.

Dizem que um novo e  inédito áudio do vereador será publicado na próxima edição do famigerado Programa Lingua Preta deste sábado.

Eu não vou perder.

 

A VACINA E A EMPREGABILIDADE REVERSA

Muita gente que não teve acesso a vacina por causa da forma de sua distribuição prioritária descrita no Plano Nacional de Imunização, como profissionais de saúde do HEURO estão ameaçando pedir demissão do serviço público e se empregarem em uma farmácia, por que é nas drogarias que a imunização é garantida.

O Secretário de Saúde de Cacoal, atendendo a requerimento de uma proprietária de drogaria decidiu, pelo bem geral da sociedade, fornecer e autorizar aplicação de vacinas a  proprietários e funcionários dessas farmácias, o que vem gerando grande revolta da sociedade.

Àqueles que vendem vacina no mercado negro estão preocupados com essa concorrência desleal, eis que agora as pessoas estão preferindo  se empregar nas farmácias, sem remuneração, e até pagam pra trabalhar, para ter acesso a vacina.

 

JABÁ – O BÁRBARO

Tal e qual um viking sitiando uma rica cidade mediterrânea o ex vereador Mário Fofoca, digo, Mário Jabá, montou um acampamento no palácio do Café de onde não sairá, segundo fontes próximas a si,   enquanto não rolar uma rica, gorda e justa portaria.

Jabá auxilia nos trabalhos com diversos palpites ao prefeito e chefia de gabinete, além de percorrer todos os departamentos da prefeitura em busca de segredos para divulgar em suas lives, caso o novo governo municipal não se renda as suas pretensões e reconheça sua conquista ao direito de ser nomeado para alguma secretaria importante onde possa angariar alguns eleitores para 2022 e 2024.

Jabá atualmente tem mais poder na republica obediana, que Rolo, o duque da Normandia tinha na França em tempos idos.

A prefeitura de Cacoal pelos vistos não tem um elefante na sala, mas um dragão viking no meio do gabinete.