LACERDA ADVOCACIA 2
OIO
Opinião

VEJA VÍDEO: A HEMODIÁLISE E A SOCIEDADE CACOALENSE

Por Luís Parada

23/03/2022 10h49
Por: REDAÇÃO

Se você pertence a classe pobre ou mais desabastada da sociedade local, ou melhor dizendo, se você ficou a margem da dignidade mínima do acesso ao básico das necessidades humanas e tiver Insuficiência Renal, terá que se tratar na Clínica TRS de Cacoal, que presta atendimento vinculado ao SUS. Mas, se você for de uma classe mais abastada financeiramente, ou de um grau mais elevado de cultura, também será tratado na mesma clínica, pelo SUS, pois a TRS é a única Clínica a prestar este serviço para Cacoal e 16 municípios da região. Qual a razão desta afirmação?

Há 13 meses estamos acompanhando a degradação dos serviços desta Clínica, desde quando o nosso simpático e loroteiro prefeito Chapolim Colorado resolveu assumir este serviço. Cercado de uma colossal equipe de incompetentes e irresponsáveis gestores, iniciou um criminoso quadro de degradação da qualidade da assistência a estes pobres enfermos. Conseguimos comprovar inúmeros fatos, tais como a falta de manutenção dos equipamentos, a compra de materiais de qualidade nitidamente inferior aos que eram anteriormente utilizado, a desqualificação da mão de obra, a comprovada contaminação da água da hemodiálise que expôs os pacientes a risco de óbito por infecção, a deficiência de higienização do equipamento vital por onde o sangue do paciente é transportado por falta de manutenção e aquisição de equipamento necessário para tal finalidade, ao aumento maior que dobro do número de óbitos comparados a anos anteriores, e agora, como esta matéria evidencia, a não realização de fístula artério-venosa, condenando os pacientes a longo período de perigosos cateteres, com impacto gigantesco da já penosa qualidade de vida dos mesmos e inclusive levando alguns a óbito por infecção.

Somado a isso tudo, a desastrosa gestão financeira da clínica, com o não pagamento dos compromissos da empresa, levando a mesma a falência e neste momento, não apresentando recursos para pagamento de salários e insumos, pois a conta corrente da clínica se encontra bloqueada judicialmente, devido a desonesta, ardilosa e incompetente gestão.

Neste momento reflito....

Em toda sociedade de indivíduos, existem pessoas e organizações de pessoas, que pelo seu privilégio financeiro, cultural e moral, se constituem no baluarte de manutenção de uma sociedade que busca a equidade e igualdade entre todos aqueles que pertecem ao mesmo núcleo populacional. São vistos como pessoas ou organizações ilibadas, referências de comportamento e exemplo de conduta, fortes influenciadores da moral e dos bons costumes.

Ocorre em eleições, infelizmente, que um candidato populista, mentiroso, inescrupuloso e mal caráter venha a vencê-la, pois sabidamente, a maioria dos eleitores possuem um baixo grau

de instrução e baixo discernimento em poder fazer a escolha baseado em valores e em projeto de governo de um candidato, por conta da abissal diferença da qualidade de ensino entre o sistema educacional público e privado e se tornam presas fáceis a lábia galanteadora e sedutora destes políticos abomináveis.

Cabe aquela casta da sociedade anteriormente citada, a obrigação de lutar contra estas distorções, se posicionando contra as arbitrariedades cometidas pelos mal intencionados eleitos para o poder Executivo e Legislativo.

Olho em minha volto e vejo o vácuo. Nada vejo em relação a ações dos guardiões da sociedade para protege-la, para barrar as nefastas ações de governantes vis, que se utilizam do seu mandato apenas para benefício pessoal, lesando toda a sociedade civil. Porque não se manifestam? Porquê não se posicionam? Porque não buscam a defesa do justo, do correto? Porquê???

A resposta é simples. Não importa se os atos sejam vis, criminosos, que ceifam vida, que destroem e corroem os princípios legais morais e éticos de toda uma sociedade. Não importa porque não me atinge, porque não é um problema pessoal meu, da minha empresa, da minha família. Cada um por si e Deus por todos. Falham grotescamente a deixar um legado para as próximas gerações com o intuito de defender a sociedade dos mal feitores e dar um pouco de dignidade aqueles, que diante dos olhos de Deus, são também os seus irmãos.

E assim Cacoal segue em seu destino ....